A origem das Aves

O protagonista dessa incrível história é o Archaeopteryx lithographica, que viveu no período Jurássico, em plena Era Mesozóica (ou Era dos Répteis).

No entanto, o Archaeopterys era um réptil diferente dos outros: tinha desenvolvido um novo instrumento de voo, que complementava as asas – as penas.

Dos contemporâneos plumados do Archoeopterys (ou de uma espécie similar a essa) derivaram as aves que foram evoluindo cada vez mais. As primeiras aves tinham ainda o esqueleto da cauda bastante longo e o "bico" munido de dentes. Além do Archoeopterys, também existiam outras duas espécies plumadas que tinham dentes: Ichthyornis e Hesperornis.

O conjunto de plumas e penas, ou seja, a plumagem que cobre o corpo das aves, tem várias funções: permite o voo, protege do calor e do frio, ajuda a flutuar na água e contribui para a manutenção de uma temperatura ideal durante a incubação. Juntamente com as asas, as penas são o principal instrumento de voo, funcionando como "hélices" e estabilizadores de voo.

Comentários

Beatriz Andrade disse…
Adorei seu blog, a proposito adoro aves, eu as admiro por seu formato sua capacidade de voar a talz, sou muito curiosa em relação aos animais e seu blog eh muito cheio de conteúdo adorei viu =]
Fixe.com disse…
Temos outros blogs sobre animais ... se tiveres curiosidade sobre outros animais vai até:
http://osroedores.blogspot.com/
http://coisasdecaes.blogspot.com/
http://reinoanimalis.blogspot.com/http://osrepteis.blogspot.com/

Mensagens populares