4 Formas de Fazer Voluntariado Animal




Gostava de fazer voluntariado animal e não sabe exactamente por onde começar? Há muitas maneiras de ajudar animais de rua e à espera de um lar. Estas são 4 formas de ajudar as associações de ajuda animal que estão ao alcance de qualquer um!

1 – Limpeza de Canil/ Gatil


Muitas vezes, esquecemo-nos que há centenas de associações animais sobrecarregadas que, mais do que dinheiro, também precisam de mãos para ajudar. Para as associações com canis e gatis à sua responsabilidade assegurar a limpeza do espaço é essencial. A higiene é essencial para prevenir o contágio de doenças entre os animais no abrigo, além de causar boa impressão a futuros adoptantes. Se tem tempo, ofereça-se para ajudar a limpar no fim-de-semana.


2 – Visitas a Centros de Abrigo



Outra forma de ajudar é visitar centros de abrigo de animais abandonados e dar-lhes o carinho de que tanto precisam. Normalmente, os voluntários estão tão ocupados a limpar e a cuidar dos animais mais doentes. Mas todos os animais merecem carinho, atenção e tempo para brincadeiras! Procure um canil ou gatil perto de si onde possa ir algumas horas por semana fazer companhia aos animais. É bom para si e ainda melhor para eles.


3 – Angariação de Alimentos


Outra forma de colaborar e fazer voluntariado animal é angariar alimentos para as colónias de rua. De certeza que já ouviu falar em associações como os Animais de Rua ou como a Animalife, que gere o Banco Alimentar Animal. Participar nestas angariações significa estar à porta dos supermercados e doar um pouco de tempo nos fim-de-semana em que decorrem estas campanhas.

4 – Trabalhar Pro-Bono


Está disposto a trabalhar de graça para ajudar uma associação? Essa é outra forma de voluntariado animal. Se tem experiência em gestão de redes sociais, a fazer vídeos, desenvolvimento web, fotografia, enfermagem, técnicas de veterinária ou em qualquer outra skill que seja valiosa para as associações de ajuda animal, ofereça o seu trabalho pro-bono: isto é, sem custos.

Comentários

Mensagens populares