Os papagaios

Os papagaios são um dos mais fascinantes membros do mundo animal. Eles tem um maravilhoso comportamento e uma personalidade única.


Alimentação

Todos os dias, frutas, legumes e verduras, todos os tipos de sementes, como girassol, alpiste, arroz com casca, aveia em grãos, castanhas sem sal, pão torrado e Corn-Flakes. Para suprir a necessidade de cálcio, é aconselhável dar iogurte natural e queijo tipo fresco (atenção nunca deixar na gaiola por mais de uma hora, pois podem estragar), recomenda-se também para suprir as necessidades de proteína animal, dar uma vez por semana, Tenébrio Molitor(pequenas larvas deste inseto, desde que criadas com muita higiene) e ração para cães. Poderá também ser um pouco (uma colher de chá) de carne de vaca sem gordura moída. Estas recomendações são para psitacídeos em geral, entretanto muitos podem não aceitar certo tipo de alimento, deve insistir por alguns dias, mas se seu pássaro não se habituar, substitua por outras opções.Lembre-se introduza novos alimentos com paciência, dê sempre alimentos frescos e ao final do dia retirá-los. Um bom truque é colocar novos alimentos entre os que ele já está acostumado.Evite dar morangos e uvas com casca muito frequentemente, pois possuem muito agrotóxico.


Características Sociais

Os papagaios são aves sociáveis. Se pretende fazer criação, pode adquirir um casal. As aves que são criadas isoladamente desde uma idade precoce desenvolvem vínculos de afetividade com o seu tratador. Podem, então, tornar-se muito dóceis, chegando a aprender a imitar a voz humana. Frequentemente, tornam-se particularmente dedicadas a uma pessoa da família. Não crie papagaios em aviários mistos.

Sinais de Saúde

Olhos: brilhantes, vivos, limpos, sem secreção nem nebulosidade.
Cera: limpa e seca, sem secreções.
Respiração: a ave deve inspirar e expirar sem dificuldades.
Bico: deve ter aparência forte, livre de resíduos de alimentos, secreções e saliva.
Pele: limpa (também embaixo das penas).
Penas: saudáveis, brilhantes e dispostas de forma plana.
Patas: limpos e secos, com pele limpa.
Evacuações: normais, sem mudanças.
Peso: normal, sem ossos à vista, nem muito leve nem muito pesado.
Comportamento: alerta, observador e pronto para explorar coisas novas.
Nível de energia: depende do tipo e da idade; disposto a se deslocar, cantar, falar e brincar.

Comentários

Mensagens populares