Escolher a Ave Certa!

Se estiver a pensar comprar um pássaro, deverá primeiramente ponderar o seu estilo de vida, mais concretamente, o tipo de habitação, nível de barulho, temperamento, tempo que poderá dedicar ao animal e dinheiro que está disposto a despender.

Faça uma lista das aves que gostaria de ter, considerando:

Acomodação
Primeiro pense onde a vai alojar. A regra é a comodidade. Dê-lhe a gaiola maior que puder. Se vive num apartamento, pense num pássaro mais pequeno, como um periquito ou outro do género, porque são pássaros que não necessitam de grandes gaiolas.

Se tiver muito espaço pode pensar em pássaros maiores. Se tiver uma casa e puder construir um aviário, pode pensar em aves maiores como a Arara ou uma Catatua. Pode alojá-los em grande estilo. Mas atenção à lotação do aviário. Os pássaros precisam de espaço para voarem e se exercitarem.

Nível de barulho
Os bons vizinhos são difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de conservar se tiver um pássaro a fazer barulho a toda a hora. Os pássaros mais pequenos são os que fazem menos barulho e provocam menos queixas dos vizinhos. Se vive num apartamente, opte mesmo por um pássaro mais discreto!

Se vive numa casa grande e não corre o risco de incomodar os vizinhos, então pense em aves maiores, como um Papagaio.

Temperamento
Quer um pássaro meigo? Então escolha uma Catatua. As Catatuas portam-se literalmente como se quisessem estar sempre ao pé de si. As Araras também se afeiçoam ao dono, bem como os Conures e algumas Caturras. Os Periquitos são medianamente afeiçoados. Os Canários preferem que nunca se lhes toque.

Tempo
Cuidar de um pássaro requer tempo: limpar a gaiola, brincar com ele, alimentá-lo, dar-lhe água, comprar o que ele precisa e voltar a limpar a gaiola. É isto que o espera, pondere bem, pois se vai ter um pássaro tem que garantir as condições básicas.


Preço
Não pense no preço quando for comprar um pássaro. Primeiro tenha em conta a espécie que gostaria de ter. O pássaro pode ter o preço certo, mas não significa que seja o pássaro certo para o seu estilho de vida.
Um dos pássaros que é dado com mais frequência é a Catatua. É um pássaro tão encantador que as pessoas perdem a cabeça e compram-no, mas depois verificam que necessita de tanta atenção e é tão barulhento e destruidor, que os donos acabam por se cansar e desistem de o ter.

Comentários

Mensagens populares