Onde fazer birdwatching em Portugal este Verão



Para algumas pessoas, férias é sinónimo de praia, mar e Sol. Mas para os amantes de aves, as férias são uma oportunidade de partir à descoberta das espécies magníficas que tomam o nosso país de assalto durante a época estival. Portanto, para começar as férias em grande, aqui vão três sugestões de sítios onde pode fazer birdwatching em Portugal este Verão.

Gerês


O único parque nacional é, obviamente, um destino que não pode ser ignorado por quem quer fazer birdwatching em Portugal. Durante o Verão, é preciso pagar uma taxa de 1.5€ para entrar na Mara da Albergaria, onde poderá observar a felosa-ibérica, o açor, o chapim-carvoeiro ou a estrelinha-de-cabeça-listada. Otras espécies que pode encontrar ao longo do parque são o chasco-cinzento, o cartaxo-nortenho, o tordo-pinto, o picanço-de-dorso-ruivo e a escrevedeira-amarela.

Ria de Aveiro: Páramos - Espinho - Salreu/ Estarreja


Entre um ecossistema fluvial e um ecossistema marinho, são várias as espécies que podemos encontrar nesta zona do país. Apesar da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ser mais conhecida por aves como o flamingo, a água-pesqueira ou a íbis preta, durante o Verão pode encontrar espécies nidificantes como a cegonha-branca, a garça-vermelha, o fuinha-dos-juncos e o rouxinol-bravo. Há vários centros interpretativos para quem quer fazer birdwatching ao longo do percurso, incluindo um em Salreu (concelho de Estarreja).

Berlengas


As ilhas das Berlengas podem ser inabitadas por humanos, mas são um habitat de várias espécies nidificantes. Há cinco espécies de aves marinhas que têm a sua casa nas Berlengas: a cagarra, o roque de-castro (apenas na ilha de Farilhões), a galheta, a gaivota-de-patas-amarelas e gaivota-d’asa-escura. O melhor é reservar um ou dois dias para explorar a zona: aloje-se no único parque de campismo das ilhas e lembre-se que não há electricidade. Suba ao planalto do farol para ter a melhor panorâmica sob as ilhas.

Comentários

Mensagens populares