Papagaios coloridos

As araras são um tipo de papagaios coloridos, pertencentes a alguns géneros da família Psittacidae. O grupo encontra-se num estado de conservação ameaçada, graças à caça furtiva destas aves como animais de estimação e ao desaparecimento do seu habitat.

Distribuição
Esta ave é proveniente da América Central e na América do Sul.
Hábitos
Trepadora por natureza, a Arara gosta de ter poleiros resistentes ou paredes rochosas, onde possa usar toda a força que tem nas patas para fazer as suas acrobacias.
Comportamento
Brincalhona e afável, é uma óptima companhia para toda a família, ao contrário de outras, que elegem um dono apenas. Para quem pensa adquirir um animal destes, é bom saber que estas aves se tornam muito grandes em adultas, com cerca de 85 cm de altura, e podem viver cerca de 40 anos.
Alimentação em cativeiro
A sua alimentação em cativeiro deve ser feita à base de amendoins, girassol e milho verde. Como suplemento alimentar, gostam de comer fruta, particularmente banana, mamão e coco. Algumas destas aves apreciam alguns gomos de laranja, se bem que esta possa ter algum efeito negativo no aparelho digestivo.

Desaconselha-se vivamente a manter estas aves fechadas em gaiolas.

A arara precisa de muita atenção e carinho, caso contrário, poderá apresentar uma plumagem deficiente, entre outras perturbações de comportamento. Apesar de não poderem ficar isoladas numa gaiola, não podem ser colocadas com outras aves de menor porte.

Devido ao seu tamanho, e não só, as araras costumam utilizar todo o espaço que têm disponível. Estas aves não são as melhores imitadoras, mas podem ser ensinadas a repetir a voz humana, e para isto devem ser criadas com pessoas desde tenra idade para a aprendizagem ser mais fácil. No entanto, as araras raramente aprendem a imitar quando são criadas em grupos. Algumas aves podem ser mais barulhentas e, por vezes, incomodar os vizinhos.

A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil. Os criadores com mais experiência podem diferenciá-los pelos bicos, já que o do macho é mais comprido e ligeiramente mais estreito que o bico da fêmea. Além disso, a cabeça do macho também pode ser maior do que a da fêmea, mas nem sempre é possível fazer esta análise de forma eficiente.

Comentários

Unknown disse…
Nem todas as araras são do tamanho mencionado. Existem diversas espécies de araras, com porte mais pequeno. Por exemplo, a Diopsittaca Nobilis...

Mensagens populares