O Rouxinol...

O rouxinol-comum (Luscinia megarhynchos) é um pequeno pássaro pertencente à família dos Muscicapideos.
Esta ave é um excelente cantora. Tem um extenso reportório, com trinados fluidos terminando em crescendo. É normalmente ouvida depois do escurecer, sendo um dos poucos pássaros a cantar à noite, mas também se ouve com frequência durante o dia. Fica quase sempre oculta pela vegetação, embora por vezes o macho se empoleire a descoberto para cantar.

Tem uma plumagem discreta, de cor geral acastanhada e mortiça. Os adultos são castanho avermelhados na parte superior, cor que se funde com tons creme na parte inferior.
Têm olhos grandes, pretos, realçados por um fino anel branco. A cauda é castanha avermelhada, alongada e arredondada e as patas são longas e robustas.

Mede 16-17 cm e pesa de 18-27 gramas.

Passam muito tempo no solo à procura de alimento. A sua alimentação é quase exclusivamente composto de insectos ou bagas.

Quanto à reprodução, a fêmea põe 4 a 5 ovos azuis-claros com manchas avermelhadas, numa só postura entre Maio e Junho que são incubados pela fêmea durante 13 a 14 dias. O ninho em forma de taça é feito num arbusto baixo ou mesmo no solo, quase nunca acima de 30 cm. As crias têm a penugem completa ao fim de 11 dias, mas só se tornam independentes ao fim de mais 3 semanas.

Comentários

Mensagens populares