Limpeza das Gaiolas

A limpeza das gaiolas deve ser feita frequentemente. Devem ser retiradas as fezes que se acumulam no chão da gaiola e colocar papel, de preferência branco (por causa das tintas que podem ser tóxicas) e absorvente. Algumas pessoas utilizam areia para cobrir o fundo e absorver os dejectos.

É importante manter o chão da gaiola limpo para evitar a proliferação de eventuais doenças. As grades da gaiola também devem ser limpas, embora não necessariamente com tanta frequência.

A limpeza deve ser feita com um produto desinfectante, diluído em água e de preferência sem cheiros. Lave com água corrente e certifique-se que não restam vestígios de detergente.

Os comedouros e bebedouros devem limpos diariamente e ocasionalmente passados por água a ferver para evitar a acumulação de fungos. Utilize uma escovinha que consiga eliminar a sujidade dos cantos, especialmente dos bebedouros.

A água deve ser trocada todos os dias e deve evitar-se deixar grandes quantidades de comida que chegue para vários dias. Isso não é aconselhável porque a comida perde as suas propriedades e fica sujeita ao desenvolvimento de fungos e germes.

Algumas aves gostam e necessitam de tomar banho. A “banheira” não deve ficar sempre na gaiola, devendo ser retirada depois de as aves se servirem. Assim evitamos que bebam a água suja do banho.

Comentários

Mensagens populares