Àguia d'asa redonda

As águias-d´asa redonda são residentes na maior parte do continente europeu, bem como nas Ilhas Britânicas, nos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias, de Cabo Verde e do Japão e são nidificantes no Norte da Europa e na Ásia Central (Rússia, Cazaquistão, Mongólia, Noroeste e Centro da China). As populações do Norte da Europa e da Ásia Central deslocam-se, após a época de nidificação, para a África Oriental e Austral, para o Subcontinente indiano e para o Sudeste asiático. As águias-d´asa redonda adaptam-se a uma grande diversidade de habitats, sempre com algum grau de arborização, necessário à nidificação e repouso. Preferem terrenos com pouca inclinação, na periferia de bosques de folha perene ou caduca, frequentemente perto de terras aradas. No Inverno, podem ser encontradas em áreas mais abertas.

Medem 50 a 57 cm de comprimento e 113 a 128 cm de envergadura de asas. A plumagem é predominantemente castanha, mas varia desde as formas mais claras às formas melânicas e consoante a subespécie.

Caçam em áreas abertas e utilizam árvores, cercas e postes telegráficos como postos de vigia. Voam alto, em círculos, com batimentos lentos das asas. Para capturar invertebrados, deslocam-se em solo firme.

São oportunistas alimentares, pois a sua dieta varia em função do local e da época do ano. Capturam principalmente pequenos mamíferos (roedores), mas também outros animais de pequeno porte, tais como, lagartos, cobras, pequenas aves e invertebrados (insectos, crustáceos e anelídeos). Podem alimentar-se de cadáveres.

Comentários

Mensagens populares