Dicas para levar o seu animal de estimação a veterinário




Escolha uma transportadora maleável


Se vai levar um gato ou um cão de pequeno porte ao veterinário, tem dois tipos de transportadoras à sua disposição: as transportadoras mais rígidas de plástico e as mais maleáveis, geralmente de tecido. Embora o tecido não seja impermeável (convém forrar com fraldas), é mais cómodo para o seu animal de estimação. Além disso, pode levá-las à tiracolo ou segurar o seu animal no colo com mais facilidade!

Leve uma manta ou algo com cheiro reconhecível

Uma boa dica para levar o seu animal de estimação ao veterinário é fazer-se acompanhar de alguma coisa com um cheiro reconhecível. Leve consigo uma manta, uma peça de roupa ou mesmo um brinquedo! Já agora, isto não é válido só para as consultas – também pode a caminha do animal ou uma manta para o internamento. Os animais reconhecem o cheiro de “casa” e ficam mais tranquilos na transportadora ou na jaula.

Nunca solte o seu cão ou gato

“Mas ele não foge!” Quando muda o seu cão ou gato do ambiente habitual, não sabe como se vai comportar. Por isso, nunca deixe o seu gato fora da transportadora nem o seu cão sem trela. Um animal assustado pode tentar esconder-se com o medo ou mesmo fugir, por exemplo. Ou, se houver outros animais na sala de espera, pode sentir-se ameaçado e tornar-se violento.

Leve petiscos

Se o seu animal está doente, talvez não tolere bem a comida. Por outro lado, se for apenas uma consulta de rotina, pode ser boa ideia levar alguns petiscos para o entreter. Os snacks são muito úteis quando o seu animal de estimação já está a ficar impaciente na sala de espera, ou mesmo durante o trajecto de casa até ao veterinário. Se for preciso tirar sangue na consulta ou fazer algum exame, também lhe pode dar um snack como recompensa!

Nunca levou o seu animal de estimação ao veterinário? Não menospreze a importância das vacinas e das consultas de rotina. Procure veterinários no Porto e veterinários em Lisboa e agende uma consulta.


Comentários

Mensagens populares