É possível treinar cães mais velhos?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o treino de cães é se é possível treinar cães mais velhos. Alguns donos acham que está tudo perdido se não conseguiram ensinar tudo o que queriam ao seu melhor amigo durante os primeiros meses de vida. Outras pessoas têm medo de adoptar um cão que não seja bebé ou jovem. Felizmente, muitos desses medos são infundados - a ciência já provou que é possível treinar animais séniores!


Embora treinar cães juniores seja mais fácil (especialmente para os amadores), os mais velhos podem ser igualmente obedientes e adaptam-se a novos ambientes. A prova disso mesmo é que há cães que se ambientam muito bem nas suas novas famílias e muitos ajustam-se a novos quartos em hotéis para cães sem qualquer problema. Aliás, no caso dos cães abandonados pelas suas famílias originais, habituam-se inclusivé a responder por um novo nome.


Por norma, os cães mais velhos têm um pensamento mais inflexível e demoram mais tempo a memorizar as novas regras. As experiências mostram que precisam de mais tempo até identificar imagens e estímulos, ainda que estejam associados a um resultado positivo (por exemplo, um biscoito).  Mas a questão é mesmo essa: o tempo. Depois de aprenderem coisas novas, o comportamento dos cães mais velhos é igual ao dos mais novos.


Entre as maiores dificuldades que os donos de cães mais velhos sentem estão treiná-los a ir a uma nova casa de banho, conseguir que deixem hábitos antigos como roer sapatos e delimitar novos espaços. Depois, há os “comandos” habituais, como “senta”, “vem”, “larga” que costumam querer ensinar a cães que ainda não os conhecem. Se vai receber em breve um animal sénior, deve pesquisar sobre cada um destes temas individualmente.


Caso não se sinta preparado para se encarregar de todas estas tarefas sozinho, então o melhor é mesmo procurar ajuda especializada. Já há várias escolas de treino de cães em Lisboa (aliás, a tendência está a espalhar-se a todo o país). Os treinadores de cães têm mais experiência a lidar com cães de diferentes idades e de diferentes raças, por isso de certeza que o vão conseguir ajudar a educar o novo membro da família.

Comentários

Mensagens populares