10 conselhos para ensinar o seu Papagaio a falar

Os papagaios são muito conhecidos, para além da sua beleza, pela sua capacidade de imitar os sons e as palavras que escutam.

Tenha no entanto consciência, que nem todos os papagaios possuem esta capacidade o que não revela qualquer tipo de deficiência. Se verificar isso na sua ave não force a aprendizagem pois estará a agir contra-natura e poderá provocar situações de alto stress na ave.

1. As lições não devem exceder os 10 minutos. Não vale apenas mais do que isso, pois a ave fica aborrecida rapidamente.

2. Devem estar a sós um com o outro para que não existam elementos de distracção à volta.

3. Desligue a televisão e o rádio durante as lições. Qualquer ruído pode ser pertubador.

4. As aves jovens aprendem mais rápido, mas as mais velhas podem também aprender necessitando apenas de mais tempo e paciência.

5. Durante as lições retire da gaiola todos os brinquedos e suporte para alimentos.

6. Não tente ensinar dois papagaios ao mesmo tempo. Acabam por se distrair e o esforço é nulo.

7. Comece por palavras ou sons muito simples (um nome por exemplo). Uma palavra muito repetida, que ele oiça várias vezes.

8. Tenha muita paciência e não desista facilmente. Depois de aprender a primeira palavra verá que as seguintes serão mais fáceis.

9. O treino pode durar semanas como alguns meses. Tudo depende do seu nível de exigência e da capacidade e disponibilidade do papagaio para aprender.

10. Use tons de voz distintos para que se tornem mais agradáveis para o papagaio e deste modo este se sinta mais motivado a repeti-los.

Os papagaios demonstram grande afectividade aos seus donos tal como os cães ou os gatos. São animais muito divertidos com todas as suas piruetas, truques, bailaricos. Durante as lições, tenha sempre em conta que nunca deve forçar a aprendizagem pois isso resulta normalmente numa situação inversa.

Comentários

Mensagens populares