A Caturra

A Caturra é uma ave natural da Austrália que pertence à ordem dos Psitaciformes e à família Psittacidae.

É uma ave dócil com uma plumagem de várias cores: amarelo, branco, cinza, etc... Normalmente a caturra tem em cada face uma pinta laranja que protege os seus ouvidos. No macho adulto a face é amarela com a pinta laranja, na fêmea a face é cinzenta com infiltrações de amarelo e a pinta laranja não se destaca tanto.

É uma ave muito barulhenta, que pode estar horas a emitir gritos, mas podem assobiar e algumas chegam até a falar. Os machos têm a capacidade de falar e as fêmeas apenas assobiam.

Graças à sua resistência, suportam bem o clima em Portugal desde que convenientemente abrigadas contra ventos e frio extremos. No nosso país, as caturras mais comuns são de cor branca e cinzenta.

É uma ave muito popular pelo facto de ser uma ave perfeita para criar em gaiola, pequena, não muito dispendiosa. Como todas as aves, gosta de tomar banhos de sol ao princípio da manhã e ao fim da tarde, portanto se lhe puder criar essas condições, vai poder observar a sua felicidade.

Brincalhonas e activas, as caturras adoram trepar, roer e interagir com o dono. São capazes de imitar a voz humanas ou outros sons, apesar de terem um vocabulário mais limitado do que os papagaios.

A Caturra expressa o seu estado emocional através da crista. A crista mantida em baixo significa que a ave está apreensiva. A Caturra consegue elevar a crista mantendo-a quase na vertical. Uma ligeira elevação é a posição neutral da crista. Indica que a ave está relaxada. Uma elevação mais pronunciada indica excitação.

O mais preocupante problema de saúde encontrado nas Caturras é o stress, provocado pela solidão ou mudanças súbitas. As Caturras em stress arrancam as penas.

Medem cerca de 30 cm e pesam 90 a 100 gr. Bem tratadas, vivem até 10 anos ou mais.

Comentários

Mensagens populares